sexta-feira, 23 de maio de 2014

OS SETE SELOS (Introdução)

                                   
                  OS SETE SELOS 


(Introdução)

Nas considerações feitas sobre as sete igrejas da Ásia dentro da serie "Apocalipse Passo a Passo" nos encontramos na quarta, o que nos remete a 1798 a.d
Faremos aqui uma breve pausa naquele tema, nomeado pelo seu aspecto próprio, a fim de rebuscar no livro de João outras profecias  cronologicamente reportadas a este, o que de verdade são uma espécie de reforço fornecido  enriquecendo com mais detalhes  os acontecimentos pelos quais o Evangelho da graça do Mestre e Senhor Cristo Jesus passou nos dois últimos milênios.
Essas referências complementares mudam o ângulo óptico: as cartas decerram a história descrevendo-a pelo seu prisma religioso, enquanto os selos enfocam agora os mesmos fatos só que expondo-os sob seu ambito político. 
Vamos entender a situação: O apóstolo inicia desta maneira seu relato sobre o assunto: "Vi na mão direita daquele que estava sentado no trono um livro escrito por dentro e por fora de todo selado com sete selos..."(Ap.5:1) 
A respeito deste trono voltaremos a menciona-lo em momento oportuno.
É ele descrito no capítulo 4.
Embora que o primeiro versículo dê início ao capítulo cinco, não  é ele uma nova cena.
Se trata da composição na sequência dos fatos ocorridos no quarto capítulo.
As palavras "Aquele que se assentava no trono" evidentemente referem-se ao Pai, pois nos versículos a seguir o Filho é apresentado como "Um Cordeiro, como havendo sido morto" 
O livro que João viu continha uma revelação das cenas que deveriam ocorrer na  historia da igreja até o fim do tempo.
O estar na mão daquele que estava assentado no trono pode significar que somente Ele possui conhecimento do futuro, a não ser a quem deseje revela-lo.
Os livros usados no tempo do Apocalipse não tinham o mesmo formato que hoje.
Eram tiras de pergaminhos enroladas numa vara, por isso a expressão "escrito por dentro e por fora" ou  por traz.
No prosseguimento do capítulo apresenta-se Jesus como o único digno de abrir este livro sob e devido a uma serie de circunstâncias, relatadas ali. 
"E havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia, como em voz de trovão: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo branco: e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dado uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer"(Ap.6:1) 
Vamos aqui, á título de compendio, reforçar novamente uma consideração importante sobre o referido livro.
Ele continha sete selos. 
O número sete na Bíblia é usado para representar plenitude ou perfeição.
Observe-se que aquele "Cordeiro como tendo sido morto" tinha sete chifres bem como sete olhos que são os sete espíritos de Deus enviados por toda a terra (Ap.5:6) 
O fato do livro conter sete selos revela haver nele não somente perfeição mas também plenitude, ou seja: realmente abrange de forma detalhada e  gradativa o conflito entre o bem e o mal  existente durante todo o período da igreja cristã até o fim do tempo da graça.
Outro detalhe importante a ser esclarecido: O fato de o "Cordeiro ter tomado o livro da mão direita daquele assentado no trono"(Ap.5:7) 
Sabe...Quando o diabo almeja incutir embaraços na mente do homem, caso este permita arruma ele argumentos infundamentados que, em não havendo uma "varredura" completa e constante culmina isso em levar aquele homem a caminhos incertos.
Alguns comentadores tem aplicado incongruência quando se diz que um livro tenha sido tomado na mão por um cordeiro, e tem para tanto recorrido a vários expedientes que fujam da sua dificuldade em entender o versículo.
Entenda-se que a linguagem usada é metafórica.
É um princípio de escrita estabelecido atribuindo á referida pessoa o símbolo representado pelo executar da ação.
É notório que este cordeiro representa á Jesus.
E que incongruência há em Jesus pegar um livro com as mãos?
E quando lemos que o livro foi tomado, pensamos que este ato não foi efetivado pelo cordeiro em si, mas por Aquele a quem este cordeiro simboliza.
Na sequência da série abordaremos, um a um, estes selos explicitando-os nos seus reais significados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O CÉU?

  O que é o Céu? "O Senhor está no Seu santo templo; nos céus tem o Senhor o Seu trono..." (Sl 11:4) Existe muita discussão acerca...