sexta-feira, 14 de junho de 2013

O SANTUÁRIO CELESTIAL.(Apresentação)

Olá,amigos.
Um tema Bíblico fundamental, desconhecido ou ignorado pela cristandade quase em sua maioria, diz respeito ao santuário existente nos Céus.
Neste local efetivamente são desenvolvidas múltiplas e solenes ações em acordo ao plano divino que prevê o resgate do pecador, uma vez que pelo pecado foi o homem alienado da herança divina e esta reintegração de posse foi disponibilizada por meio de uma aliança firmada no salvífico sangue derramado por Jesus na cruz do Calvário restaurando a interatividade entre ambos.
Comumente se ouve parciais e incompletos discursos sobre Antiga e Nova Alianças,e nem sempre contém estes os elementos conexos que devidamente as explicam.
Caso se alcance perfeita compreensão daquilo que cada uma delas representa e a relação que as une,
todo e qualquer resquício de engano ou dúvidas pertinentes a doutrina  da redenção serão varridos iluminando como o sol ao meio dia a mente daqueles desejosos a encontrarem a verdade, como que abrindo-se-lhes as portas do céu possibilitando-se enxergar o que é feito lá em prol dos remidos.
A isto nos ateremos, buscando nas Escrituras respostas definitivas e concretas neste sentido.
O faremos como determina e requer toda criteriosa pesquisa: Passo a passo;ligando ponto a ponto; item a item.Conforme ensina e aconselha a própria Bíblia que faça Seu estudante: "Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra: um pouco aqui,um pouco ali  (Is.28:10) Imprescindível estudar-se detalhada e metodicamente a função do Santuário na obra da redenção, concluindo efetivamente a ligação entre as duas Alianças, o "fio da meada" para o êxito de nossa pesquisa.
A cerca de 3.500 anos recebeu Moisés a seguinte ordem: "E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles"(Ex.25:8) 
Deveriam os Hebreus contribuírem através de ofertas para a construção deste edifício obtendo em retorno com isto a presença Divina morando consigo e agindo em seu favor.
O arquiteto seria o próprio Deus, apresentando a Moisés um projeto da obra, episódio relatado nestas palavras: "Segundo tudo que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis. Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte."(Ex.25:9,40) Estevão, séculos mais tarde, porque nisto também acreditava, exemplifica o real sentido desta passagem: "O tabernáculo do testemunho estava entre nossos pais no deserto, como determinara Aquele que disse a moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto"(At.7:44) Ou seja: O projeto da construção executada pelos Judeus não era simplesmente uma planta em forma de rascunho e sim a própria construção original, mostrada em detalhes a moisés devendo ser agora copiada e recriada aqui.
Como se alguém contratasse um marceneiro e lhe dissesse: Desejo que me fabrique um móvel semelhante a este modelo e apresenta-se então a peça original.
Passariam a existir dois móveis iguais: O genuíno e a cópia.
No caso do santuário apresentado por Deus como modelo, e pelo que foi construído por Moisés, resultaram um conjunto de dois: O tipo e o antítipo.
Importante observar que, além da arquitetura física da construção, também todo seu mobiliário deveria ser manufaturado conforme aquilo mostrado por Deus, e deveria ser posto sobre esse detalhe grande relevância.
E segue então por vários capítulos a descrição das mesmas.
Muito bem... Concluímos através dos textos recorrentes ser o santuário dos Hebreus na terra detalhada réplica de outra construção.
E onde estaria o lugar desta então?Analisemos a  visões dadas por Deus e recebidas pelo apóstolo João, quando exilado na Ilha de Patmos "Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da aliança no seu santuário...Depois destas cousas olhei, e abriu-se no céu o santuário do tabernáculo do testemunho...(Ap.11:19)
João, pelo fato de ser Judeu e intruido segundo o culto judaico, estava familiarizado com os rituais de seu templo.
Embora não sendo este observado na visão o mesmo construído no deserto ou aquele que existia em seu tempo, continha proporcional aparência interior.
Por isso ao ser aberto seus olhos adentrando aos céus imediatamente reconheceu a estrutura chamando-o de "O santuário de Deus"...Avistou lá objetos contidos aqui: O véu; a arca, etc.
Seria incoerência desassociar os textos acima citados. Contundentemente lógicos são eles apresentados pela Bíblia. Evidentemente objetivando propósitos específicos, determinados; possíveis á compreensão pela sequência natural em seu desdobramento.
Vejamos ainda o que um dos maiores teólogos da historia, Paulo, pensa e fala sobre o tema em questão: "Ora, o essencial das cousas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou a destra da Majestade nos céus; como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor erigiu, não o homem... Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu... (Hb.8:1,2 9:24)
Esse apóstolo,i gualmente a João, havia sido doutrinado pelo culto hebraico.
Tinha pleno conhecimento dos rituais realizados no tabernáculo judeu. Mas enfatizou claramente em seus ensinos haver um templo nos Céus idêntico ao terreno, anteriormente frequentado por ele.
Agora, diante de tal conclusão, poderemos dar sequência a linha do raciocínio Bíblico formulando uma indagação: Afinal, qual a necessidade de uma cópia tão exata na terra deste edifício nos Céus?
E que tem esta a ver com as duas Alianças e a redenção do pecador? Para responder estas perguntas precisamos de mais espaço, e para que este atigo não fique tão extenso prepararemos outro capítulo a ser publicado posteriormente em continuação a este.
Deus os abençoe.













O QUE É O CÉU?

  O que é o Céu? "O Senhor está no Seu santo templo; nos céus tem o Senhor o Seu trono..." (Sl 11:4) Existe muita discussão acerca...