quinta-feira, 8 de maio de 2014

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS QUE DETERMINAM O PERDÃO DE DEUS.

Olá,amigos.
Segundo o dicionário das palavras  o termo perdão tecnicamente significa remissão de ofensa ou culpa.
Recebe-se ou concede-se dissolução de qualquer forma de dívida que implique resultados de cobrança ou pagamentos.
Exclusivamente embasado na palavra de Deus se propõe este artigo profundamente traçar a vasta dimensão envolvendo a questão do perdão para os pecados humanos, sob perspectivas não comumente postas sobre este assunto, que tem grande importância.
Em se tratando da postura de Deus ao perdoar os pecados do homem, julgam-na muitos alguma espécie de atitude passando por auto a infração, desconsiderando responsabilidades e más consequências pertinentes ao caso; como se o próprio pecado fosse algo corriqueiro, banal. 
Como que se pelo fato do homem ser homem seja trivial seu voluntário comprometimento com o delito, ou que pelo fato de que Deus seja Deus deva exercer obrigações de isenta-lo de sua natural malignidade.
Mas a situação demanda uma série de observações importantes.
Encontramos na Bíblia confortantes promessas de que, em Jesus, fiel advogado e resgatador sejam os pecados de todos os compungidos de coração por Deus lançados no esquecimento sem receberem outra vez deprimente menção "Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade, e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades, e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar" (Ne.7:18,19)
Mas entenda-se que, anterior a definitiva consolidação desse cancelamento do pecado anulando sua mortal consequência, passarão os casos todos por meticulosa avaliação e análise mediante um julgamento ao qual submetidos estão os homens, um a um, indistintamente.
Diversos textos na Bíblia corroboram com esta afirmação.
Jesus pessoalmente assim ensinou.
Disse Ele: "Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a Sua voz e sairão..."(Jo.5;28) significando dizer que, todos os casos, por ocasião de sua vinda a este planeta, já estarão decididos.
Os remidos,perdoados,recebem seu galardão,enquanto que os demais sofrerão as sanções pertinentes á sua condição de reprovados naquele prévio exame.Vamos entender como acontece este processo.
Subdividiremos o tema em escalas progressivas para podermos abrange-lo de forma ordenada.
1)Diariamente são registradas todas as ações humanas em livros nos Céus de modo preciso(Tema abordado na série de estudos sobre o Santuário Celestial  publicada neste blog)As boas obras ficam gravadas no livro das memórias (Ml.3:16 Sl.56:8 69:28 112:5,6) As más igualmente recebem registro no chamado livro do juízo,ou livro dos mortos (A p.20:11-15 Is.65:6)A Bíblia menciona a existência de um terceiro livro ainda:O livro da vida.(Is.4:3 Dn.12:1)Este livro caracteriza o diferencial dentro do conjunto de circunstâncias que estamos avaliando.Reforçamos então que o destino final de cada réu será em acordo ao conteúdo destes volumes.
2)Quando alguém aceita pela fé o sacrifício expiatório de Cristo,automaticamente estará o seu nome arrolado no livro da vida.(Lc.10:20 Fl.4:3)
3)Qual dentre as duas classes passará pelo julgamento primeiro?Aqueles cujos nomes se encontram no livro dos vivos,ou seja,todos aqueles que,de certa maneira,professaram em vida conhecerem a  Deus e tiveram por isto seu nome lá registrado.(1Pd.4:17)
4)É possível haver a exclusão de algum nome uma vez registrado no livro da vida? A resposta é sim.(Ex.32:32,33 Sl.69:28 Ap.3:5) Vamos entender de que modo isto acontece.O julgamento das duas classes,a eleita e a reprovada,não o são eventos simultâneos.O primeiro ocorre anteriormente á segunda vinda de Jesus,conforme acima citado,e o segundo logo após Seu retorno ao Céu junto com aqueles aos quais resgatou (Ap.20:6 1Co.6:3)Percebe-se nisto uma perfeita ordem,impossibilitando margens a erros.São chamados,um a um,primeiro aqueles cujos nomes se encontram inscritos no livro da vida,passando-se em revista o relatório referente a vida daquela pessoa e diariamente anotado.Conforme o teor das anotações serão expedidos o veredicto final.Encontramos neste detalhe o ponto chave que buscávamos para entendermos o modo empregado por Deus na aplicação do perdão absoluto;como isto em definitivo verdadeiramente se concretiza.
5)São consideradas as petições por perdão aquelas realizadas ao longo da vida terrena do pecador,postas em registro paralelamente á transgressão praticada.
6)Adentramos agora um ponto sensível no contexto abordado:A fórmula de julgamento usada pelo Grande Juiz.Leiamos com atenção "Enganoso é o coração,mais que todas as cousas,e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?Eu,o Senhor,esquadrinho o coração,eu provo os pensamentos;e isto para dar a cada um segundo o seu proceder,segundo o fruto das sua ações"(Jr.17:9,10)
Ao serem pelo Todo Poderoso passadas em revista a biografia do homem,não serão tomadas como base de julgamento simplesmente o ato que foi consumado e que agora se encontra em pauta,mas sim a intenção que o motivou;a intenção que se transformou em ação.Sim!!! É isto que Deus julga.O resultado de determinada intenção que culminou concretizando-se de modo prático digamos não ser de total relevância dentro de uma escala de importância que determinará a aceitação ou não da súplica pelo perdão junto a ela anexada.Não,absolutamente não!Mas o que a motivou;aquilo que a inspirou;este sim,receberá da parte de Deus,especial atenção.Toda a Bíblia gira em torno de padrões enfatizando a questão do coração. Jesus diz que uma árvore se reconhece pelos  frutos que ela produz.(Mt.7:15-21)Menciona a necessidade de um novo nascimento á partir de uma mudança de coração.(Jo.3:3)Determina que a Lei de Deus seja observada mediante profundo e revolucionário amor de coração para com Ele e ao próximo.(Mt.22:37-40)Quando se referiu ao cumprimento de um destes Mandamentos,com estas palavras o fez."Ouvistes o que foi dito:Não adulterarás.Eu,porém,vos digo:Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura,no coração já adulterou com ela"(Mt7:27,28) Observe-se que o pecado encontra sua fonte no coração.Ali deve ser combatido;ali deve ser vigiado;pois ali será ele julgado.
Que conclusão a relatividade acima abordada deve produzir? Muito bem...A Bíblia destaca duas formas de arrependimento influenciadas por deslizes de conduta na vida de alguns personagens levando-os isto a clamarem pelo perdão de Deus.Citaremos dois casos: Os arrependimentos de Davi e Saul ,Pedro e Judas.Davi e Pedro amarguraram-se contristados sentindo vergonha do erro abandonando-o logo a seguir.
Tanto Saul como Judas também se contristaram;também sofreram o peso de seu pecado;também buscaram o perdão.A diferença entre ambas as citações consiste no modo que cada qual enfrentou a situação:Os dois primeiros sentiram asco repudiando o pecado,enquanto os últimos sentiram mais temor pela consequência do pecado que propriamente reprovação pelo pecado.
Está aí a grande diferença entre os pedidos de perdão enviados diariamente aos Céus e que recebem Nele registro.Ao passarem pelo crivo da Eterna Lei serão pesados com peso justo;avaliados por critérios justos e intimados a prestar autenticidade diante de testemunhas infalíveis:Os motivos que os inspiraram.
Quando observados virtude no arrependimento pela involuntária transgressão,Jesus ergue as Suas mãos em direção ao trono do Pai expondo a marca dos cravos visíveis nelas e Lhe dirige as palavras:Comprado pelo Meu sangue!!!






















O QUE É O CÉU?

  O que é o Céu? "O Senhor está no Seu santo templo; nos céus tem o Senhor o Seu trono..." (Sl 11:4) Existe muita discussão acerca...