sexta-feira, 21 de junho de 2013

O SANTUÁRIO CELESTIAL (PARTE 5)

Olá,amigos.
Conforme adiantado no artigo anterior, nesta quinta parte da série desinada ao estudo sobre o santuário celestial analisaremos a documentação que cada ser humano recebe em livros no céu, que são três, sendo mencionados pelas Sagradas Escrituras dezenas de vezes: O livro da vida; das memórias e do juízo; onde nestes são registrados todos os momentos do homem em sua passagem na terra, desde seu nascimento á morte.
Todos estes diretamente relacionados ao  inevitável julgamento pelo qual todos aqueles ingressados neste nosso plano existencial devem passar, e revelados na Bíblia sob uma complexa gama de textos que, ordenados em lógica e metódica sequencia, nos permitem elucidar seu completo desdobramento. Sua data para início e sua conclusão.
Também todas as circunstâncias envolvidas neste tão importante evento.
Entendemos até aqui serem o santuário terrestre e os rituais nele praticados símbolos do santuário existente nos céus e que no dia da expiação era este purificado, ou seja: através deste ato, figuradamente apagavam-se os pecados nele depositados.
Afirmou Paulo, explicitamente, passar o celestial por idêntico processo de purificação.
Acompanhemos seu raciocínio, detalhadamente: "Ora, a primeira aliança também tinha preceitos de serviço sagrado, e o seu santuário terrestre" (Hb.9:1) 
Antes, algumas observações interessantes sobre este versículo á título de apêndice, relativas a frase grifada.
Nos comprometemos anteriormente com nossos queridos leitores esclarecermos a relação existentes entre Antiga e Nova Alianças em seu aspecto de validade e aplicação; tema incompreendido por grande número de cristãos e causa de controvérsias entre estes, inclusive desviando á muitos do conhecimento perfeito da Palavra de Deus.
Definitivamente comprova a linguagem usada pelo apóstolo no texto diferirem-se ambas alianças unicamente nas formas de condução dos rituais e sua localização.
Mediante inconsequente ausência de mais apurado senso concernente ás doutrinas da Bíblia, apõe alguns á primeira aliança, em suas transitórias leis cerimoniais, todo o Antigo Testamento.
A Nova Aliança aboliu as práticas humanas descritas e requeridas através da antiga.  No entanto, moralidade, obediência e união espiritual com Deus o são identicamente requeridas em ambas as dispensações, sendo tão necessárias hoje como o foram no passado. 
Exemplo: Furto incorre em incompatibilidade ao Céu tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.
Então, certas referências encontradas no Novo testamento alusivas á lei encravada por Cristo na cruz não necessariamente aplica-se a exclusão do Antigo Testamento da Bíblia, invalidando-O por completo.
Quando Paulo destaca que: "a primeira aliança também tinha um santuário", ratifica com isto a existência do santuário celeste. Ora, se a primeira "tinha", igualmente o "tem" a segunda; e segue-se, nos versículos seguintes, uma descrição de utensílios e serviços comparando ambos os santuários,(Hb.9:2-14) concluindo com a purificação no segundo."Era necessário, portanto, que as figuras das cousas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias cousas celestiais com sacrifícios a eles superiores" (Hb.9:23) 
Percebam haver, igualmente ao primeiro, também no segundo um processo de purificação.
Mas estaria ele sujo ou contaminado necessitando passar por limpeza? E como seria este processo de limpeza? 
Recorremos a Bíblia."...Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-O dentre os mortos" (At.17:31) 
Conforme acima citado existe um livro de memórias onde são registradas todas as boas obras dos homens: "Então os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros; o Senhor atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante Dele para os que temem ao Senhore para os que se lembram do Seu nome" (Ml.3:16) Ver também (At.10:4 Sl.40:7 56:8 69:28 112:6 Ne.13:14)
Tal registro é efetuado com tamanha precisão que mesmo o local de nascimento e influência a contribuírem na formação do caráter da pessoa recebem atenção. Comparem: "Dentre os que me conhecem, farei menção de Raabe e de Babilônia; eis aí Filístia, e Tiro com Etiópia: lá nasceram. E com respeito a Sião se dirá: Este e aquele nasceram nela; e o próprio Altíssimo a estabelecerá. 
O Senhor, ao registrar os povos, dirá: Este nasceu lá" (Sl.87:4-6) 
Até mesmo os membros de nosso corpo, recebem anotação: "Os meus ossos não Te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e entretecido como nas profundezas da terra. Os Teus olhos me viram a substância ainda informe, e no Teu livro foram escritos todos os meus dias..."(Sl.139:15,16)
Ao voluntariamente entrar qualquer para o serviço de Deus aceitando Seu Filho como único e suficiente salvador, entrará o seu nome no livro da vida. Vejamos: "...A isto respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus... Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida; confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos Seus anjos" (Jo.3:3,5 Ap.3:5) Palavras de Paulo a um dos seus parceiros de obra missionária: "...A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies (Evódia e Síntique) pois juntas se esforçaram comigo no Evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no livro da vida" (Fl.4:2,3)  Ver também (Lc.10:20 Ex.32:32,33 Sl. 69:28 Is.4:3 Dn.12:1 etc.) 
E o terceiro livro: O livro do pecado, ou livro dos mortos. Leiamos. "Pelo que ainda que te laves com salitre, e amontoes potassa, continua a mácula da tua iniquidade perante mim, diz o Senhor Deus... Povo que diz: fica onde estás, não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. És no meu nariz como fumo de fogo que arde o dia todo. Eis que está escrito diante de Mim, e não me calarei..." (Jr.2:22 Is.65:5,6) 
Ver também (Ap.20:11-15)
Muito bem. Temos já consumadas a questão destes livros. Mas como liga-los Biblicamente a obra de purificação do santuário celestial?Permitamos a Bíblia nos fornecer a informação.
Daniel, em suas visões, contemplou o assentamento de um tribunal de julgamento simultâneo a abertura de livros. Acompanhem: "Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de dias se assentou; Sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça como a pura lã; o Seu trono era chamas de fogo, cujas rodas eram fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante Dele; milhares de milhares O serviam, e miríades de miríades estavam diante Dele; assentou-se o tribunal,e se abriram os livros"(Dn.7:9,10) 
Imediatamente após o julgamento contemplou o profeta o acontecimento chamado na Bíblia de "a volta de Cristo" Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-Se ao Ancião de dias, e O fizeram chegar até Ele. foi-Lhe dado o domínio e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas O servissem; o Seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o Seu reino jamais será destruído"(Dn.7:13,14)
São dois, pelo menos, os fatos a ocorrerem por ocasião deste acontecimento. Leiamos as palavras de Paulo: "Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a última trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, seremos arrebatados juntamente com eles...(1Co.15:51,52 1Tess.4:16,17) Percebemos na cena descrita ser o advento de Cristo exclusivamente voltado ao resgate dos Seus, estando já toda situação pre estabelecida, ou seja, a condição dos eleitos e os não eleitos já plenamente decididas, nos provando claramente que a esta altura o julgamento definindo a sorte de cada ser humano completamente  já foi realizado.
Contrário ao que muitos afirmam ser este julgamento após o regresso de Jesus a esta terra. 
Obviamente, aqueles registros de pecado que estiveram armazenados no recinto celestial onde se processa o plano da salvação já foram erradicados, sendo assim efetuada sua purificação e limpeza.
Voltemos ao exame da Bíblia para certificar-nos plenamente sobre esta conclusão.
Diz o apóstolo Pedro: "Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus  é  chegado; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem o Evangelho de Deus?"(1Pd.4:17) Observem que o início do julgamento começa por aqueles que servem a Deus, ou seja: Os resgatados por ocasião do retorno de Jesus a este planeta, e que tinham seus nomes constados no Livro da Vida. 
Ainda, segundo Pedro, os pecados dos justos serão todos apagados, e todo caso será decidido antes deste procedimento; seria isto então a purificação do santuário. 
Vejam: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que da presença do Senhor venham tempos de refrigério e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus, ao qual é necessário que o céu contenha até aos tempos da restauração de todas as cousas, de que Deus falou por boca dos Seus santos profetas desde a antiguidade" (At.3:1'9-21)
Percebam ser este juízo voltado para aqueles que tiveram seus nomes presentes no livro da vida, pois afirma Jesus haver a possibilidade destes nomes serem excluídos do mesmo "...De modo algum apagarei o seu nome do livro da vida..." (Ap.3:5)
Quanto ao julgamento dos não chamados, posteriormente abordaremos o assunto especificamente.
Façamos uma pequena sinopse disto que hoje aprendemos.
Serão passados em revista, anteriormente ao regresso de Jesus a esta terra, todos os casos daqueles que tiveram seus nomes inscritos no livro da vida, sendo-lhes avaliadas suas obras para confirmação ou exclusão de seus nomes ali. Somente serão chamados aqueles cujos nomes lá constam. 
A obra de purificação do santuário celestial, tal qual o terreno, consiste em uma remoção dos registros de delitos nele contidos, mediante o sangue expiatório por Cristo derramado na cruz do Calvário, efetivando-se mediante tal ação a sua limpeza.
Quanto a responsabilização pelos mesmos, simbolizado pelo bode emissário, estudaremos a frente em um capítulo dedicado especialmente a tal.
Na próxima parte desta série de estudos, vasculharemos a Bíblia para encontrar, se possível, o ponto cronológico para início desta obra de purificação.
Por ora fica aqui meu abraço fraterno a todos os queridos leitores.













O QUE É O CÉU?

  O que é o Céu? "O Senhor está no Seu santo templo; nos céus tem o Senhor o Seu trono..." (Sl 11:4) Existe muita discussão acerca...