sábado, 15 de junho de 2013

O SANTUÁRIO CELESTIAL (PARTE 2)

Olá, amigos. Na segunda parte de nossa pesquisa sobre as duas Alianças Testamentais em Cristo Jesus,analisaremos primeiro alguns utensílios contidos no Santuário e o que representam.
Mencionaremos apenas os mais destacados, muito embora todos contenham  significado específico.
Posteriormente estudaremos os rituais nele realizados e seu sentido.
Lembrando sempre que conforme indica-nos a Bíblia Sagrada o tabernáculo erigido pelos Judeus no passado era uma réplica fiel do original situado nos Céus. 
(Hb.9:23 5:8)                                                                                                                                  
50 capítulos na Bíblia contém instruções ou informações sobre o Tabernáculo: 13 em Êxodo; 18 em Levítico; 13 em Números; 2 em Deuteronômio e 4 em Hebreus.                                                                      O Tabernáculo era o local onde Deus se encontrava com Seu povo (Ex.25:8 29:45) e prefigurava a perfeita aproximação de Deus com o pecador pelo sangue de Jesus Cristo que, em pessoa,"tabernaculou"entre os homens (Jo.1:14 Hb.10:19,20)                                                                                      Iniciaremos com as suas dimensões que, por ordem divina, não deveriam ultrapassar nem mesmo em milímetros suas medidas e posição geográfica.
A princípio, no deserto, foi construído em forma de tenda desmontável e transportável, sendo posteriormente reconstruído em definitivo por Salomão em endereço fixo.
O átrio media 46 m x 23 m; era cercado por cortinas de linho com 2,30 m de altura (Ex.27:9-19)
O Tabernáculo em si ocupava 1/15 de toda área,dividido em duas partes por um véu que,segundo o historiador Flavio Josefo,tinha 10 cm de espessura e que dois cavalos atados um de cada lado  não conseguiriam rompe-lo.
O primeiro compartimento chamava-se Santo Lugar e o segundo Santo dos Santos.(Ex.26:33)
Á frente da porta de entrada, no pátio, ficava o altar dos holocaustos (Ex.27:1-8 38:-7) Neste os sacrifícios de animais eram realizados e determinado sacrifício tinha seus restos levados para fora do acampamento e queimados.
Mesmo a um aparentemente insignificante detalhe como este dá a ele sentido o apóstolo Paulo. Observem suas palavras: "Possuímos um altar do qual não tem direito de comer os que ministram no tabernáculo. Pois aqueles animais, cujo sangue é trazido para dentro do Santo dos Santos, pelo sumo sacerdote, como oblação pelo pecado, tem os seus corpos queimados fora do acampamento. Por isso que também Jesus, para santificar o povo, pelo Seu próprio sangue, sofreu fora da porta"(Hb.13:10-12)  Ou seja: A morte de Jesus ocorreu fora de Sua habitação celeste e também fora dos muros da cidade de Jerusalém, onde na época situava-se o templo. Mencionamos aqui "determinado sacrifício"porque eram vários deles efetuados sob diferentes ritos e significados. Posteriormente abordaremos esta questão exclusivamente e entenderemos um a um os seus simbolismos.
Entre o altar dos holocaustos e a porta do santuário ficava uma pia de bronze com espelhos
(Ex.30:17-21 38:10) 
Os sacerdotes antes de ministrarem os serviços religiosos, obrigatoriamente, sob pena de rejeição e mesmo de morte, deveriam lavar-se na água nela contida. Tal cerimônia inquestionavelmente representava de modo límpido a importância do atual batismo nas águas."Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado... Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados..." (Mc.16:16 At.2:38)
No primeiro compartimento, ou Santo Lugar, posta á direita da entrada ficava uma mesa para os pães da proposição, que eram 12 e deveriam ser isentos de fermento e substituídos a cada Sábado (Ex.25:23-30 Lv.24:5-9) Para estes pães e seu número o sentido é profundamente significativo, não somente aos Hebreus mas igualmente  aos que vivem sob a dispensação evangélica.
Os Israelitas significavam o  pão posto perante Deus, em Sua presença. Cada uma das 12 tribos era igualmente preciosa para Ele, e era Ele Quem supria as suas necessidades.
Aos cristãos atuais o significado é ainda mais relevante: Pão simboliza a doutrina verdadeira em Jesus, o único salvador. 
Comparemos os textos a seguir "Então o tentador, aproximando-se, Lhe disse: Se és filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Achadas as Tuas palavras,logo as comi; as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo Teu nome sou chamado, ó Senhor dos Exércitos" (Mt.4:3,4 Jr.15:16) Admoestou Jesus á Seus discípulos"...Acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus...Então entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e saduceus"(Mt.16:6-12) "Declarou-lhes, pois,Jesus:Eu sou o pão da vida; o que vem a Mim, jamais terá fome; e o que crê em Mim, jamais terá sede... Tu tens as palavras da vida eterna" (Jo.6:35,68) O número de pães, 12,  ainda inspira outros ensinos Bíblicos: Os 12 apóstolos; as 12 portas da Nova Jerusalém, etc.
Os pães postos de contínuo á presença divina e por Ela apreciados, são demonstrações da gratidão constante por Suas mercês e apreciação pela verdadeira doutrina da salvação em Jesus.
Á esquerda da porta de entrada do primeiro compartimento do santuário estava o candelabro de ouro com suas 7 lâmpadas. (Ex.25:31-39 37:17-24)
Sobre esta peça repousa uma infinidade de sentidos. Nos relatou João a sua visão do santuário celeste neste molde"Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e diante do trono ardem sete tochas de fogo,que são os sete espíritos de Deus"(Ap.4:5)
Obtemos então da própria Bíblia a resposta do significado destas 7 lâmpadas. O número simplesmente não indica existência de sete  espíritos mas, como este número profeticamente simboliza totalidade e perfeição,  representa a ação onipresente do Espírito Santo que se encontra em todo lugar e tudo vê. Comparem:"Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus,  lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; Se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares:ainda lá me haverá de guiar a Tua mão e a tua destra me susterá" (Sl.139:7-10) No santuário, este candelabro com sua sete luzes alimentadas por azeite puro que também é uma analogia usada para definir o Espírito Santo, iluminava aqueles a ministrarem naquele local; tipificando claramente a ação inspiradora e imprescindível do Espírito de Deus sobre os homens, orientando-os.
A frente da cortina de separação entre os dois recintos que delimitava o acesso ao Santo dos Santos ficava o altar do incenso (Ex.30:1-10 Hb.9:4) Nele o incenso era queimado pela manhã e ao entardecer, quando o sacerdote preparava as lâmpadas do candelabro. 
João avistou também no santuário celestial  presença deste altar "Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar,com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferece-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono;e da mão do anjo subiu á presença de Deus a fumaça do incenso,com a oração dos santos" (Ap.8:3,4) 
Observe que os incensários de ouro existentes no santuário terrestre (2Cr.4:22) chamaram a atenção de João por estarem presentes também no santuário celeste. 
O significado deste altar se acha, primeiramente, por sua localização: Diante do Santo dos Santos, ou seja, á frente do Todo poderoso.
E o incenso sobre ele queimado representa as orações de intercessão e louvor dos santos dirigidas á Inefável Majestade do universo"...Prostraram-se diante do cordeiro,tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso,que são as orações dos santos"(Ap.5:8)
Finalmente adentramos ao Santo dos Santos. Um recinto cercado da mais profunda reverência e absoluta solenidade. Afinal, ali acha-se, acima de qualquer outro lugar, a presença do Soberano do Cosmos; o Valoroso Príncipe Miguel; o Alfa e o Ômega; o Salvador Amado... O qual é digno da mais alta gratidão, louvor,  admiração e respeito de todos os seres existentes neste tão vasto universo: Jesus, o nosso Rei!!! Neste sagrado local encontrava-se a arca na qual estavam depositadas as duas Taboas dos Dez Mandamentos.(Ex.25:10-22)João em suas visões á presenciou igualmente no céu" Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no Seu santuário...(Ap.11:19)
Sobre isto nos ateremos posteriormente, ao abordarmos a questão mais diretamente.
Concluímos á partir deste ensino a nós fornecido pelas Sagradas Escrituras, que o Evangelho pregado na dispensação cristã o foi igualmente pregado na dispensação Mosaíca, apenas com a diferença de ter sido pregado em forma de símbolos.
No próximo capítulo de nossos estudos sobre o tema abordaremos agora os rituais realizados no santuário terrestre tipificando a obra realizada no celestial;o que fortalecerá ainda mais a citação acima. Extrairemos verdades sobre os dois santuários ligando Antiga á Nova Aliança que certamente surpreenderá muitos leitores.
Por ora nossa oração é para que o Espírito santo ilumine a cada ser que acompanha esta publicação,fazendo com que seu caminho seja pelo Salvador Jesus plenamente abençoado. Amém!



















O QUE É O CÉU?

  O que é o Céu? "O Senhor está no Seu santo templo; nos céus tem o Senhor o Seu trono..." (Sl 11:4) Existe muita discussão acerca...