sábado, 24 de maio de 2014

O QUARTO SELO

                         O QUARTO SELO

"Quando o Cordeiro abriu o quarto selo...E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o inferno o estava seguindo, e foi-lhe dado autoridade sobre a quarta parte de terra para matar a espada, pela fome, com mortandade e por meio das feras da terra"(Ap.6:7,8) 
Bem...O aspecto histórico deste selo corresponde paralelamente á igreja de Tiatira, diferente apenas pela extensão do tempo que ambos abrangem.
A mensagem para a quarta igreja tem seu ponto de início estabelecido em 538 a.d estendendo-se a 1798 a.d enquanto o período do cavalo amarelo, também com início na mesma data, comparado á Tiatira,  tem seu prazo de duração antecipado, coincidindo este limite com o início da Reforma Protestante, em 1517 a.d 
Perceba que o tempo reservado a este evento da profecia foi abreviado. 
Entenderemos, nesse capítulo, considerando Mateus 24, os motivos disso.
Primeiro analisemos sua descrição, conforme a visão do profeta. 
É notável a cor deste cavalo!!!
Os três primeiros: branco, vermelho e preto, são cores naturais para este tipo de animal, porém, o amarelo não.
A palavra original não significa amarelo vulgar mas "cor pálida" ou "amarelada", que se vê em plantas crestadas, ou doentes, representando um estranho estado de coisas acontecendo neste período de professo cristianismo.
"O que está assentado sobre o cavalo tem por nome Morte; e o inferno (ou Hades, sepultura) segue-o".
Não existe possibilidade de erro quanto ao período a qual se aplica esta profecia. 
A morte, caracterizada pela cor amarela de fato estendeu a sua mortalha sobre a quarta parte da terra, ou seja: sobre todo o território então dominado pelo poder político-religioso romano, tanto no sentido literal da palavra como também espiritual.
Escreve um erudito no assunto: "Os perseguidores da Roma papal inventaram toda sorte de tormentos, de maneira que seria difícil descobrir novas espécies dos mesmos, que não tenham sido postas em prática contra os que eram tachados de hereges.
Foram eles flechados, espetados, apedrejados, afogados, decapitados, enforcados, dilacerados, esquartejados, empalados, queimados ou enterrados vivos, assados no espeto ou no forno, lançados nas bocas de fogo, lançados de precipícios ou pináculos...Feitos explodir com pólvora; amarrados ás caudas dos cavalos e arrastados pelas ruas de cascalhos pontiagudos; quebrados sobre a roda...Rasgados em pedaços com tenazes em brasa...E nada há na historia que a isso se equipare, pois as perseguições pagãs até que eram brandas, se comparadas ás papais" (Grattan Guiness) 
É custoso admitir terem estas barbáries sido cometidos em nome da fé!!! 
Novamente reiteramos: Precaução total contra Satanás!
Se o homem permitir, ele o enreda de tal modo que a contravenção, na sua mente, passa a ter valor legal em todos os âmbitos. 
Assim foi no negro período da historia humana na terra conhecida como Idade Media, denunciada em várias profecias registradas no livro do Apocalipse.
Homens, cegados pela ignorância, orgulho e ânsia de poder, colocaram-se á disposição do diabo para que este lhes utilizassem como instrumentos usados contra a Palavra de Deus e Seus praticantes.
Jesus referiu-Se deste modo sobre esse tempo, aos Seus discípulos, como uma espécie de alerta ao que haveria de vir: "Quando, pois, virdes o "abominável da desolação" (Roma) de que falou o profeta Daniel, no "lugar santo" (Quem lê, entenda) então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes; quem estiver sobre os eirados, não desça a tirar de casa alguma cousa; e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no Sábado; porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, e não haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados; e ninguém seria salvo; mas por causa dos escolhidos tais dias serão abreviados" (Mt.24:15-22) 
Deus, em Sua magnificência, já de ante mão havia determinado um fim para aquele estado de "pilhéria" espiritual infligido pelo romanismo papal, mesmo antes de sua queda em 1798, suscitando homens de fé e coragem para dar vida á Reforma Protestante através do ato de afixar Martinho Lutero suas  95 teses na porta da igreja castelo em Wittenberg, Alemanha, a 31 de Outubro de 1517.
A disputação do Doutor Martinho Lutero sobre o poder e eficácia das Indulgências, desafiou os ensinamentos da Igreja Católica quanto à natureza da penitência, a autoridade do papa e da utilidade das indulgências.
Tornou-se isto em movimento mundial, irrompendo as nuvens negras que pairavam sobre a Bíblia permitindo avistarem-Na novamente os homens.
Caso aquela situação persistisse até o fim do reinado da besta, e possivelmente o Evangelho estaria morto e enterrado para todo o sempre.
Por esta razão o período do quarto selo estava fadado a mais curta idade que Tiatira, tendo sido aquele terrível tempo abreviado.

O QUE É O CÉU?

  O que é o Céu? "O Senhor está no Seu santo templo; nos céus tem o Senhor o Seu trono..." (Sl 11:4) Existe muita discussão acerca...