quinta-feira, 25 de abril de 2013

ESPÍRITO SANTO

Olá,amigos.
Um controverso tema entre a comunidade cristã diz respeito á pessoa, natureza e obra do Espírito Santo.
Nesse artigo apresentaremos uma pesquisa na própria Bíblia buscando respostas concretas sobre aquilo a nós disponibilizado por Deus e de possível compreensão; sem  intenções de gerar polêmicas e com absoluta isonomia em tratando-se de veiculações a parâmetros doutrinários humanos.
"A Bíblia e tão somente a Bíblia" lema e regras aplicados por antigos pregadores que lutavam pelas verdades da fé, tão necessárias nos dias de hoje, quando a liberdade religiosa prevalece em grande maioria de nações favorecendo assim o surgimento e crescimento de um numero acachapante  de novas denominações cristãs, oficializadas legalmente (Segundo alguns dados, atingindo somente no Brasil desde 2010 cerca de 20 novas igrejas todos os dias.) 
Interessante observarmos tomarem todas uso de uma mesma Bíblia, variando apenas em versões publicadas que há.
Conforme defendem, seus estatutos são regidos pelas escrituras como exclusivo ideário, entretanto inexistem entre estas milhares de organizações unidade doutrinária, ou credos semelhantes, diferindo-se assim umas das outras e gerando disputas e auto proclamação de genuinidade.
Um fato intrigante, dentro desse contexto, é que conclusivamente as Sagradas Escrituras não dão margens de presumir qualquer encontrar Nelas possibilidades de aplicações diversificativas em Seus ensinos, ou seja: refere-Se a si mesma a Bíblia como caminho singular, único caminho. Conhecereis "a verdade" (Jo.8:32) ...Casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte "da verdade" (1Tm.3:15)
Quanto é possível extrair de conhecimento na Bíblia sobre a natureza do Espírito Santo?
Na verdade bem pouco.
Embora existam diversas argumentações sobre o tema no meio teológico, certamente confirmar-se-ão em especulações caso contrapostas á luz das Escrituras.
Deus não revela nada além do que necessitamos saber.
Ambicionar informações que estão além da nossa falível capacidade de compreensão, principalmente não havendo para tal, fontes concretas,
se constitui  antagonismo á vontade Divina e alimenta a proliferação dos enganos.
Sua pessoa e natureza.
Podemos entender ser o Espirito Santo uma entidade pessoal, um indivíduo; com ação e poder criador "O Espírito de Deus me fez"(Sl. 104:30 Jó 33:4)
O apóstolo Pedro O chama de Deus: "...Para que mentisses ao Espírito Santo?... Não mentiste aos homens, mas a Deus" (At.5:3,4) Semelhantemente também Paulo: Leia-se com atenção Isaías 6:1-3, 8-10 comparado com At.28:25-27 13:2 Ele tem parecer, opinião própria, com qualquer pessoa "Pois pareceu bem ao Espírito Santo..."(At.15:28) Comissionava, dava ordens, aos cristãos na Igreja primitiva: "Enviados, pois pelo Espírito Santo"... (At.13:4) 
Intercede pelo homem..."Com gemidos inexprimíveis" (Rm.8:26)
Se irrita (Mq.2:7)
Se entristece (Ef.4:30)
Confere, ou dá poder (At.1:8)
Produz no cristão frutos próprios a Sí (Gl.5:22)
Muitos cogitam ser o Espírito Santo uma entidade abstrata; a energia ativa de Deus, mas diante das acima apresentadas afirmações Bíblicas sobre Sua pessoa torna aquelas impossíve serem confirmadas.
Como surgiu Ele..
Sua procedência... Igualmente o próprio Deus, não se pode precisar pois não encontra-se isto registrado.
Ao ser Jesus batizado por João Batista no Rio Jordão, em saindo da água repousou sobre Ele o Espírito Santo em forma corpórea de uma pomba branca, símbolo usado até aos dias de hoje ao ser representado em alguma gravura.
No entanto não significa tal fato ter Ele formato de ave.
Jesus, anteriormente a  crucifixão, confirmou a vinda do Espírito Santo a este mundo para que agisse sobre Seus seguidores, fato consumado logo após Sua ascensão aos Céus.
Porém a presença do Espírito na terra já acontecia desde sua criação e manifestara-Se sobre muitos homens, mesmo antes do nascimento de Cristo, conforme relato Bíblico. (Gn.1:2 Jz.3:10 ex.35:31 1Sm.16:13) 
Na verdade foi Ele agora formalmente apresentado, mediante a parte que Lhe cabe empreender dentro do plano da redenção do homem caído.
 Jesus assim á descreve: "Quando Ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo... Ele vos guirá a toda a verdade"(Jo.16:8,13) Compare a Dt.29:4 Rm.11:8 Is.29:10 Pr.16:1 
Somente pela ação do Espírito Santo ocorre no homem pecador os processos de reconhecimento dos pecado, arrependimento, conversão, fé, amor, entendimento e tudo mais.
Podemos dizer que é Ele um "mecânico de corações".
Sem Sua interação na mente humana, esta, em absoluto, jamais voltaria-se para Deus.
Também alertou Jesus sobre os cuidados a serem tomados para não cair alguém em blasfêmia contra Ele.
Chamou isto de pecado imperdoável.(Mt.12:31,32)
Poderia  uma ofensa contra o Pai ou contra o Filho ser passiva de absolvição, mas contra o Espírito Santo jamais.
Qual seria a verdadeira razão destas palavras?
Seria Ele hierarquicamente superior a ambos?
Na ordem do Reino dos Céus não existe lugar para preferências ou imperiosidade.
Existem lá sim uma organização a ser respeitada mas quanto ser um maior ou melhor que outro a Bíblia não comporta lugar para tal interpretação. 
Leiamos com atenção a resposta fornecida por Ela nos esclarecendo as palavras de Jesus:  "...Dos justos (O Espírito Santo) não tira os seus olhos; com os reis no trono os assenta para sempre, e são exaltados todos. Se estão presos em grilhões,e amarrados com cordas de aflição, Ele lhes faz ver as suas obras, as suas transgressões, e que se houveram com soberba. Abre-lhes também os ouvidos para a instrução, e manda-lhes que se convertam da iniquidade. Se O ouvirem e O servirem, acabarão seus dias em felicidade,e os seus anos em delícias. Porém,se não O ouvirem, serão traspassados pela lança, e morrerão na sua cegueira"(Jó 36:7-12)
Jesus disse também que "Quem  não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino dos Céus"(Jo.3:5)
Concluímos nosso artigo com uma súplica ao Espírito Santo para que Ele ilumine a todos os queridos leitores.
Amém.











O QUE É O CÉU?

  O que é o Céu? "O Senhor está no Seu santo templo; nos céus tem o Senhor o Seu trono..." (Sl 11:4) Existe muita discussão acerca...