ESMIRNA
Esmirna = Perfume,ou cheiro suave.100 a 323 a.d.
Enquanto viviam os apóstolos sua presença na igreja, funcionava isso como um termômetro de fé aos cristãos.
Porém, morrendo o último deles, essa situação passa a sofrer determinadas alterações.
Na verdade, certos fatos ocorridos durante este período, nada mais foram que uma engendração demoníaca preparando terreno para algo grandioso que deveria ocorrer em breve assombrando a humanidade dadas a magnitude deste seu poder esmagador. Apocalipse 2:8,9
"Ao anjo da igreja em esmirna escreve: Estas cousas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver. Conheço a tua tribulação, a tua pobreza, mas tu és rico, e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus, e não são, sendo antes sinagoga de Satanás"
Muito bem... O Senhor Jesus se apresenta a cada igreja mencionando algumas características que Lhe atribuem particular autoridade para lhes levar o testemunho que profere.
Para a igreja de Esmirna, período de ardente prova movida pela perseguição Ele se revela como Aquele que "foi morto e reviveu"
Se fossem chamados a selar com sangue a sua fé, deveriam lembrar que repousava sobre eles os olhos Daquele que partilhou a mesma sorte, mas que triunfou sobre a morte e podia faze-los sair das suas sepulturas de mártires.
"Conheço a tua pobreza, mas tu és rico"
Essa afirmação foi dada pelo proprietário do universo.
Os verdadeiros ricos aos olhos divinos são os ricos na fé e herdeiros do patrimônio Celeste.
As riquezas deste mundo, pelas quais se traem e se mordem os homens não é moeda corrente no Céu.
"Eles se dizem judeus e não são"
Evidente que o termo judeu aqui empregado não é literal.
Usemos a luz do Evangelho para nos guiar pelo caminho de uma importante doutrina Bíblica mal interpretada por muitos.
Paulo nos esclarece "Porque não é judeu quem o é exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente,e circuncisão a que é do coração,no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus" (Rm.2:28,29)
Corrobora com esta afirmação outro texto contendo palavras de Paulo "E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos de Israel são de fato israelitas; nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos..."(Rm.9;6,7)" ...E,se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo as promessas" (Gl.3:29)
Afirmar, como alguns, que o termo judeu nunca, ou não pode ser aplicado a cristãos, é contradizer as Escrituras Sagradas, tanto nas inspiradas declarações de Paulo quanto no testemunho de Jesus á igreja de Esmirna.
Alguns hipocritamente pretendiam ser judeus neste sentido cristão, quando nada possuíam no seu respectivo caráter.
Esse tais eram a sinagoga de Satanás e parte da "mola propulsora" no estabelecimento daquela futura desolação mencionada acima.
Apocalipse 2:10 "Não temas as cousas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos á prova, e tereis tribulações de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida"
Contam-se várias campanhas militares romanas empregadas no combate ao cristianismo:
Nero 64-68;
Domiciano 94-96;
Trajano 97-116;
Adriano 118-129;
Marco Aurélio 161-178;
Sétimo Severo 200-211;
Maximiano 235-237;
Décio 249-251;
Valeriano 257-259 (Enciclopédia Universal Gama)
Nenhuma destas, talvez, tenha se comparado em número de mortos e violência quanto aquela empregada por Diocleciano (303-313) e citada na profecia como a "Tribulação de dez dias" Lembrando que um dia profeticamente equivale a um ano de tempo(Nm.14:34 Ez 4:7)
Porque a profecia destacou essa perseguição, se por várias vezes foi a igreja violentamente perseguida?
Lembram as citações acima, sobre um evento marcante na historia do mundo atingindo a verdadeira fé?
Pois bem... Essa ocorrência foi definitivamente estabelecida á partir desta perseguição, apontado pela mensagem dirigida a próxima igreja e tema do nosso próximo tema dentro da serie Apocalipse Passo a Passo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário