quarta-feira, 21 de maio de 2014

CARTA A IGREJA DE ÉFESO

                                                                                                                ÉFESO


As nominação do termo bíblico "sete cartas ás sete igrejas" e o conteúdo respectivo a cada uma delas, transcreve em sete períodos importantes a historia de dois mil anos do Cristianismo destacando-os um a um.
Sete fases que influenciaram decisivamente os parâmetros da historia humana relativamente á fé cristã.
As mensagens, inerentes aos acontecimentos que as determinam, nos indicam o modo como Deus observa e avalia o comportamento daqueles a dirigirem Sua obra nesta terra, determinando sobre a esta Sua aprovação ou rejeição. 
Se de acordo ou não com seus genuínos objetivos e o modos que são desempenhados.
O fato é que todos os registros históricos perfeitamente se harmonizam com o escrito nas profecias e, relativo ás sete igrejas, esses dados históricos permitem que encontremos neles o lugar ocupado por cada uma delas facilitando a compreensão da condição espiritual existente nos seus dias, inclusive o atual. 
A etimologia referida ao título da primeira,: Éfeso, traduz- se "Primeira" ou "Desejável".
Seu período na historia se remete aos anos 33  a 100 ad. 
Por cerca de 73 anos verdadeiramente a igreja cristã  cumpre os requisitos da profecia.
Existem no Apocalipse profecias paralelas que corroboram com as alegações acima, mas as citaremos  em oportunidade posterior.
Por ora nos atenhamos a Éfeso. 
Versículo 1: "Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas cousas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro" 
(O "anjo" da igreja) Conforme frisado na sexta  publicação da serie, o termo anjo significa a liderança de cada igreja entre as sete, ou o corpo administrativo do seu ministério durante o período que lhe cabe na profecia. 
Versículo 2,3 "Conheço as tuas obras, assim o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste á prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achastes mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer" 
Esse período do cristianismo ficou marcado por enfrentar violentas perseguições romanas contra si.
Centenas de mártires famosos sucumbiram sob  imperadores  ávidos do sangue cristão.
Nero é contado entre os mais cruéis.
Mas uma característica peculiar a esta fase da igreja é o que mais chama a atenção: Sua disposição em preservar intocadas ás verdades Bíblicas. "Não suportar homens maus" no seio da igreja "pondo á prova aqueles que se "declaravam apóstolos e não eram".
Para nenhuma outra fase do Cristianismo este elogio volta a ser repetido.
Além de suportar com perseverança provas por causa do nome de Jesus e nisto não esmorecer, esta igreja primava pela aplicação incondicional das doutrinas Bíblicas, doa a quem doesse.
Por isto era chamada "Desejável". 
Versículo 4,5 "Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor, lembra-te, pois, de onde caís-te, arrepende-te, e volta á prática das primeiras obras; e se não, venho a ti e removerei do teu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas"
O motivo da censura: O abandono do primeiro amor não é menos digno de censura, que o afastamento de doutrinas fundamentais ou moralidade Bíblica.
Essa censura não se refere a uma queda da graça nem a extinção do amor, mas á sua diminuição.
Numa experiência cristã jamais deveria chegar um tempo em que, caso lhe indagado sobre um estágio de maior amor, esse não pudesse ser colocado como o momento presente.
Mas se porventura chegasse para alguém, situação em que o amor não fosse mais o mesmo do inicio, deveria lembrar-se este de onde caiu.
Meditar; tomar tempo; cuidadosamente recordar o estado de sua primeira aceitação de Deus e apressar-se ao arrependimento voltando ao estado de sua primeira condição.
O amor, como a fé, é manifestado por obras. E o primeiro amor, quando alcançado, trará sempre consigo as primeiras obras.
Parece haver aqui uma advertência quanto ao futuro da igreja.
Podemos dizer que mais que uma simples admoestação isto fornecia uma previsão do que viria a seguir.
Também se expressa aqui uma sentença que vai contra argumentos de muitos a afirmarem ser sua igreja estabelecida a tanto e tanto tempo e por isso ser ela exclusiva. "Se não te arrependeres virei a ti e removerei o teu candeeiro" 
Versículo 6 "Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, que eu também odeio" 
]Os Nicolaítas. Bem...Primeiramente ressaltaremos a disposição de Jesus em reconhecer as boas obras de Seus remidos.
]Se haver algo que mereça Sua aprovação ,logo a menciona.
Nessa mensagem a igreja de Éfeso, tendo se referido primeiro aos seus bons traços e depois aos maus, como que se não querendo passar adiante nenhuma das suas boas qualidades menciona aborrecerem eles as obras dos nicolaítas as quais também Ele aborrecia.
Maravilhoso é nosso Salvador!!! Verdadeiramente digno de ser profundamente amado e reverenciado com a maior força do coração!!! Parece que os nicolaítas constituíam uma classe de pessoas cujas ações e doutrinas eram abomináveis á vista do Céu.
Sua origem está envolvida em uma certa dúvida e existem várias versões sobre isto.
Acerca de suas doutrinas e práticas defendiam a poligamia considerando o adultério e a fornicação coisa indiferente, e permitiam que se comessem oferendas a ídolos. 

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